22 de dez de 2010

VEDDAS realiza ato inédito no Brasil no Dia Internacional dos Direitos Animais


Ativistas do VEDDAS se reuniram na última sexta-feira, 10 de dezembro de 2010 (Dia Internacional dos Direitos Animais) na região central da cidade de São Paulo (ao lado do prédio da Prefeitura) para chamar a atenção da população sobre o tema dos direitos animais. Enquanto 12 ativistas seguravam em seus braços os cadáveres de animais vitimados pela exploração humana, outros conversavam com o público que parava para assistir à cena ou aos vídeos que eram exibidos pelo VEDDAS-CARTE bem ao lado de onde os cadáveres dos animais estavam sendo expostos.

Debaixo de sol intenso e sem intervalos para os ativistas que seguravam os animais em seus braços, o ato durou cerca de 4 horas durante as quais cerca de 15.000 pessoas passaram pelo local. Estima-se que 8.000 delas tenham parado para olhar e escutar por alguns instantes o que dizíamos a megafone. Milhares dessas pessoas levaram os nossos impressos e centenas delas conversaram com os nossos ativistas. Muitos expressaram surpresa ao se deparar com os corpos dos animais, declarando que jamais haviam refletido sobre o tema. Algumas se posicionaram dizendo que jamais participariam da exploração de animais enquanto consumidores.

Foram expostos animais vitimados pela indústria da moda e alimentação, além de vítimas de rituais religiosos e outras formas de exploração animal. O discurso ao megafone chamava a atenção para a responsabilidade de cada cidadão sobre o destino desse animais, deixando claro que para mudar a situação é necessário deixar de consumir não apenas a carne desses animais, enfatizando a questão do consumo de seus ovos, secreções mamárias e couro. A necessidade de optar por produtos que não são testados em animais também foi apontada repetidamente.

Todos os cadáveres foram obtidos do descarte da indústria ou de outra maneira que não tenha implicado em suas mortes ou tenha gerado lucro para os seus exploradores.


2) Assista ao vídeo amador aqui: http://tinyurl.com/veddasdida2010

3) Assista aqui ao primeiro vídeo profissional da série que está sendo editada sobre esse ato: http://www.youtube.com/watch?v=3Bh-cnwSmcM

(apesar de estarem falando como se fossem vegetarianos de longa data, as pessoas entrevistadas não eram vegetarianas até aquele momento... parece que as fichas caíram ali mesmo absorvendo as imagens e o discurso que foi apresentado)

Em 2011 estaremos lá novamente!

VEDDAS – Vegetarianismo Ético, Defesa dos Direitos Animais e Sociedade


veddas@veddas.org.br

(Fonte: Sentiens)


Compartilhe essa postagem
Postar um comentário