13 de ago de 2010

Casamento vegano: o que fazer?

Quando a vegetariana Chelsea Clinton (foto), filha do ex-presidente Americano Bill Clinton com Hilary Clinton, casou-se no dia 31 de julho, foi decidido que além de bolo vegano e comida vegetariana, seria servida também carne para os convidados não-vegetarianos.

O jornal americano New York Times publicou um artigo discutindo se em festa de vegetarianos se deveria servir ‘carne ou tofu’? A resposta para nós veganos é óbvia mas vamos ver quais os argumentos levantados.

Para a vegana Cecilia Kinzie, uma consultora gastronômica de Petaluma, na Califórnia, “se você vai a um casamento indiano, você não espera comida italiana. Por que nesses casos seria diferente?”, ela questiona.

Durante uma discussão entre os leitores do blog de comida Serious Eat, um internauta disse: “A idéia de que uma pessoa espere que um vegano sirva carne em seu casamento me parece absolutamente insana”.

Segundo o artigo, uma geração de pessoas conscientes sobre sua comida está “chegando ao altar” e se recusando a deixar sua ética de fora. “Esta geração é muito mais consciente de sua saúde”, diz Bryan Rafanelli, um organizador de casamentos de Boston que trabalhou com Chelsea. “Existem muito mais noivas que são vegetarianas ou veganas, têm alergias, ou simplesmente comem de uma maneira mais saudável”.

No casamento de Chelsea, um mapa codificado com cores indicava as restrições de dieta de cada convidado para garantir que ninguém fosse servido algo que não pudesse ou quisesse comer.

No entanto, existem aqueles que acham que os convidados deveriam ter prioridade. A chef vegana brasileira radicada em Nova Iorque, Fernanda Capobianco, diz que vai servir carne durante sua festa de casamento com o chef François Payard em outubro. A justificativa? “Nós estamos convidando chefs como Eric Ripert e Daniel Boulud. Como poderíamos convidar outros chefs e não servir carne? Eles vão achar que somos loucos”, diz Fernanda.

Já Erica DeLorenzo, uma executiva de Nova Iorque, pensa exatamente o contrário e vê casamentos como uma chance de provar para suas famílias que veganos comem muito mais do que casca de árvore e alface.

“Eu quero que meus convidados digam para mim: ‘Foi maravilhoso, eu não estou com fome, eu não acredito que era tudo vegetariano.’ Kathleen Mink, uma assistente social de San Francisco que fez um casamento vegano no ano passado, concorda. “O dia era uma celebração de nossa união e quem nós somos, e nossas escolhas diárias são veganas”, ela diz.

Com informações do New York Times.

Compartilhe essa postagem
Postar um comentário