13 de mai de 2010

Inspiração histórica: Henry Stephens Salt

Fonte: henrysalt.co.uk
Salt foi um pioneiro no sentido puro da palavra, cuja biografia demonstra que na gênese do movimento pelos direitos animais estava uma visão holística de mudança social .

Nascido em 20 de setembro de 1851 e morto em 19 de abril de 1939, Henry Stephens Salt foi um escritor inglês e ativista por reforma social nos campos do sistema penitenciário, escolas, instituições econômicas e o tratamento dos animais.

Ele era vegetariano ético, antivivisseccionista, socialista e pacifista. Também ficou conhecido como crítico literário, biógrafo, acadêmico clássico e naturalista. Foi Salt que apresentou a Mahatma Gandhi os trabalhos de Henry David Thoreau.

Ele é creditado como o primeiro escritor a argumentar explicitamente que os animais devem ter direitos e não apenas um tratamento melhor. Em 1894 ele escreveu: “Se algum dia nós formos fazer justiça às ditas raças inferiores, nós devemos nos desfazer da noção antiquada que existe um “grande golfo” entre eles e a humanidade, e devemos reconhecer o elo comum da humanidade que une todos os seres vivos em uma fraternidade universal.”

Compartilhe essa postagem
Postar um comentário