24 de dez de 2009

Ceia alternativa para o Natal

Repassando a reportagem da CBN no CAMINHOS ALTERNATIVOS. FELIZ NATAL!


É possível sim ter um Natal alternativo ou pelo menos alguns ingredientes na mesa que não resultaram na morte de nenhum animal. Para isso, Petria Chaves esteve no restaurante Vegethus em São Paulo conversando com o nutricionista Jorge Guimarães e o chef Eit Mendes e descobriu três receitas especiais para as suas festas. Coloque a mão na massa e sirva saúde e amor para a sua família. Feliz Natal!!!

salpicao-1

Salpicão de legumes

1/2 repolho (cortar o repolho em fatias bem fininhas)

3 cenouras (ralada)

3 talos de salsão (cortar bem fininho)

150 gramas de uva passa

100 gramas de nozes (trituradas)

Maionese vegana

Bater no liquidificador 400 gramas de batata cozida e ir acrescentando até chegar no ponto de maionese 200 ml de azeite, um pouco de creme de leite, sal e meio limão.

Modo de preparo: misturar os legumes com a maionese e servir

tofu cruTofu assado ao vinho

500 gramas de tofu (cortar em fatias de 1 cm)

200 ml vinho tinto

100 ml shoyo

Ervas finas

Modo de preparo: untar uma assadeira com um pouco de óleo, colocar as fatias de tofu lado a lado e acrescentar um pouco do shoyo e do vinho e deixar marinar de 15 a 20 minutos. Depois acrescente o restante do shoyo, do vinho e as ervas e deixe assar por 20 minutos. O segredo do ponto é quando o liquido evaporar.

Molho para servir

Colocar um  pouco de vinho numa frigideira, deixar ele reduzir um pouco, acrescenta um pouco de shoyo e um pouco de amido para engrossar. Colocar no tofu na hora de servir.

imgTorta de maçã

1 pacote de bolacha maisena (a Marylan não contém leite)

200 gramas de manteiga vegetal

4 maçãs

1 pitada de canela

1 pitada de açúcar demerada

1 suco de limão

Modo de preparo: Bata a bolacha no liquidificador até que fique uma farinha. Adicione a manteiga até chegar no ponto da massa podre. Pegue uma forma de fundo removível e coloque a massa. Asse a massa. Fatie as maçãs bem fininhas e deixe um pouco de molho no suco de limão para não ficar escura. Quando a massa estiver assada, coloque as fatias de maçã, a canela e o açúcar e coloque no forno novamente para dourar.

Contato:

Restaurante Vegethus: http://www.vegethus.com.br/

Postar um comentário